Porque sou Cristão Batista

Pastor Calvin Gardner



Mensagem adaptada do site http://www.PalavraPrudente.com.br

Texto: Ml. 3.1; Ef. 3.14-21
“EIS que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais; e o mensageiro da aliança, a quem vós desejais, eis que ele vem, diz o SENHOR dos Exércitos.” (Ml 3:1 ACF)
“14  Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, 15 Do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome, 16 Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior; 17 Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, 18 Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, 19 E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. 20 Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, 21 A esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém.” (Ef 3:14-21 ACF)
“14  Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, 15 Do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome, 16 Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior; 17 Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, 18 Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, 19 E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. 20 Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, 21 A esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém.” (Ef 3:14-21 ACF)


Introdução – Que fique esclarecido já no inicio deste estudo que não estamos tratando diretamente sobre a salvação nesse estudo. Igreja nenhuma salva, nem mantém qualquer salvo nessa condição. Também, não existe nenhuma igreja que tem exclusividade de ter todos os salvos no mundo como membro dela. Nenhuma denominação qualquer é dona da verdade ou tem a chave do céu ou do inferno. Cristo é A Verdade, portanto, Ele é o Dono da Verdade (Jo. 14.6). A chave do céu e o inferno pertence a Jesus (Ap. 1.18; 3.7).


Devo deixar claro também que nenhuma igreja é a coleção de todos os salvos no mundo. A Bíblia usa a palavra "igreja" para referir-se a uma reunião de pessoas que tem fins específicos. Por exemplo, em Atos 19.39, a palavra grega que é traduzida "igreja" (#1577, Strong's) na sua maioria das vezes no Novo Testamento, é traduzida neste caso "assembleia" para referir-se à assembleia jurídica. Pessoas ajuntadas para tratar assuntos jurídicos biblicamente são uma `ecclesia', congregação, reunião, ou igreja. A Bíblia não usa o termo `igreja' para falar de todos os salvos na terra e no céu, mas de grupos dos salvos separados para obedecer as Escrituras. A Bíblia usa "família de Deus" (Ef. 3.15) ou "Reino de Deus" (Jo. 3.3-5) para falar da totalidade dos salvos. Quando há um grupo de pessoas reunidas conforme o padrão neotestamentário, ai é uma igreja. Quando há mais de um destes grupos de pessoas reunidas conforme o padrão neotestamentário, a Bíblia usa o termo "igrejas" (Gl. 1.2; Ap. 1.20). Portanto não há nenhuma "igreja" no mundo hoje que reúne todos os salvos.


Mesmo que nenhuma igreja salva, e nenhuma igreja tem exclusividade de ter os salvos na sua organização, pode perguntar qual importância há de ser membro de uma igreja qualquer? A mensagem correta da salvação só pode ser declarada corretamente pelos que a conhecem. Se a Bíblia não é manuseada de forma correta, uma igreja pode deturpar o Evangelho. Assim se vê a importância da igreja. Também, a obediência do salvo é importante a Deus (Jo. 4.24-25). Pela obediência correta do salvo Ele é glorificado. Portanto, se percebe a importância de uma igreja que ensina cabalmente a Verdade.


A Palavra "Batista" - O profeta Malaquias proferiu uma profecia dizendo que Deus enviará diante dele o Seu mensageiro, "que preparará o caminho diante de Mim" (Ml. 3.1; Is 40.3; Lc. 1.76). Quatrocentos anos depois se cumpriu essa profecia. Jesus, referindo-se a este homem, destacou-o como sendo "muito mais do que profeta" (Mt. 11.9). Jesus ainda diz deste: "que entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior". Pela inspiração do Espírito Santo, Deus deu um nome distinguido a este homem chamando-o "João, o Batista" (Mt. 11.11). Nada ruim ser chamado Batista se Deus assim o aprovou. A palavra grega aqui traduzida `Batista' significa: aquele que batiza (#910, baptistes, Strong's). O titulo "o Batista" era dado a João por ele imergir os que atenderam a sua mensagem de arrependimento dos pecados e criam pela fé no Senhor Jesus como Salvador (Mt. 3.1-8). Não é de primeira importância o seu batismo, mas ter-se arrependido dos seus pecados e ter crido no Senhor Jesus Cristo. Por João batizar os salvos ele foi chamado "o Batista". O nome de "Batista" então veio da prática deste destacado homem enviado por Deus (Jo. 1.6; Lc. 1.76-80).


Existe uma igreja hoje que recebeu o seu nome pela sua prática de batizar biblicamente os que vieram a ela desejando ser membro dela. Do mesmo modo que João o Batista requereu que [os que o procuravam para ser batizados] produzissem frutos dignos de arrependimento (Mt. 3.1-8; Lc. 3.8; veja também At. 26.20), essa igreja batiza somente os que comprovadamente são salvos. Como existem grupos que não se identificam com a doutrina e prática neotestamentária, os salvos que venham de tais igrejas necessitam receber o batismo neotestamentário para serem membros. Por causa dessa prática bíblica (At. 19.1-7) os inimigos dela deram o nome de Anabatistas ["aqueles que batizam de novo"], e depois foram chamados simplesmente por Batistas. Eu sou um destes, um Batista.


Infelizmente é evidente uma confusão hoje sobre o que é um Batista. Muitos pensam que os Batistas são Protestantes e saíram da igreja católica. Outros pensam por terem o nome Batista, os Batistas começaram no século XVI quando o nome Batista veio ser popular. Outros pensam que os Batistas são iguais às muitas igrejas que imergem os adeptos delas. São errôneas todas estas idéias que muitos têm sobre os Batistas. Para esclarecer estes erros trago esse estudo com as razões bíblicas porque sou Batista. Eu creio que, se você é salvo e deseja servir o Salvador Jesus Cristo corretamente, você também deve ser um Batista.



I. O Começo da Igreja Batista é Bíblico

Aquela Igreja neotestamentária que veio a ser chamada "Batista" tem um começo bíblico pois começou com Jesus Cristo. Jesus interpretou a profecia de Malaquias que nos diz: "O meu mensageiro, que preparará o caminho diante de Mim" como sendo João o Batista. (Mt. 11.9-13; Ml. 3.1). João o Batista de fato veio antes de Jesus (Lc. 1.15-17, 36, 76). Ele não veio para começar uma obra mas para preparar o material para que Jesus começasse a Sua igreja (Jo. 1.29-34). João veio batizando discípulos (Mt. 3.1-8) e destes que João batizou, Jesus escolheu doze para O seguirem durante Seu ministério antes da Sua crucificação (Lc. 6.12-13).


Segunda a profecia de Malaquias (Ml. 3.1) e de Isaías (Is 40.3), aquele que devia vir depois de João seria o Senhor Jesus. De forma alguma seria Pedro ou qualquer outro homem em qualquer época. A confissão de Pedro que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo, é o alicerce sobre qual Jesus edificou a Sua Igreja e não sobre a pessoa de Pedro (Mt. 16.13-19). Por isso Jesus chamou esta "ekklesia" (ajuntamento, reunião, congregação, igreja) a "Minha Igreja".


Aquela igreja conhecida hoje pelo nome "Batista" é Bíblica pois começou no lugar certo. A Igreja neotestamentária começou na Palestina. Foi somente nessa terra que Jesus ministrava. É tão impossível para a Igreja que Cristo instituiu não ser na Palestina quanto é impossível para Jesus não ter nascido, crescido e ministrado na Palestina. A igreja neotestamentária que foi organizada na Palestina é aquela Igreja que em tempo oportuno na história veio a ser conhecida pelo nome Batista. Muitas outras igrejas de tipos diferentes foram organizadas na Europa, na América do Norte, na América do Sul. Difícil seria para qualquer destas comprovar um histórico apoiado pela profecia do Velho Testamento, pelo cumprimento desta profecia no Novo Testamento, e pela história secular acerca do lugar do seu começo, como têm os Batistas.


A Igreja Batista tem um começo Bíblico pois foi constituída no tempo certo. A Igreja neotestamentária começou durante o ministério público de Jesus. Até o tempo da ascensão de Jesus essa Igreja tinha o seu começo, uma membresia, a suas duas ordenanças, um tesoureiro, o seu pastor, ela praticou a disciplina e tinha as suas doutrinas e comissão. Tudo isso antes do dia de Pentecostes. No dia de Pentecostes essa Igreja foi autenticada do céu publicamente. Os que foram salvos e batizados no dia de Pentecostes foram agregados àquela instituição já existente e que contava com no mínimo 120 membros (At. 1.15; 2.41). A Igreja Batista pode dizer que é neotestamentária pois foi instituída corretamente, ou seja, durante o ministério pessoal do Senhor Jesus Cristo.


O começo da Igreja Batista é Bíblico pois começou com a membresia correta, ou seja, com os que João o Batista batizou. Jesus, o fundador, e todos os primeiros membros desta igreja foram batizados por João o Batista. Em I Co. 12.28, Paulo nos ensina que Deus pôs na Igreja primeiramente os apóstolos. Para ser um apóstolo, era necessário, entre outras qualificações, conhecer o batismo de João (At. 1.21-22). Somente aquela igreja que tem Cristo como Fundador e foi instituída na Palestina durante o Seu ministério público pode ter a membresia inicial correta e assim ter o começo Bíblico.


Desde então a membresia deve ser somente de salvos. Somente pessoas convertidas com a salvação assegurada pela graça em Jesus Cristo devem ser membros. No Novo Testamento a mensagem é: o sangue antes da água. João o Batista pregou o arrependimento e a fé para ser salvo (Mt. 3.1-2). Os que ele batizou no rio Jordão foram os que confessaram os seus pecados (Mt. 3.6). A necessidade da fé antes do batismo é enfatizada por Marcos quando registra "Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado" (Mc. 16.16). No dia de Pentecostes quem devia ser batizado em nome de Jesus Cristo foram os que arrependeram-se dos seus pecados. Só estes poderiam ser batizados "para", ou, "em referência ao" perdão dos pecados (At. 2.37-38). Enfatizando essa instrução de Pedro foi a prática que logo seguia, ou seja, os que de bom grado receberam a Palavra foram batizados (At. 2.41). O diácono Felipe instruiu o Eunuco que nada lhe impedia que fosse batizado se de antemão de todo coração cresse. Depois da sua confissão de fé, Felipe o batizou (At. 8.35-39).


Para ser Bíblica não pode ser como a Igreja Católica ou as igrejas da Reforma (Presbiteriana, Luterana, Anglicana). Essas permitem ter entre os seus membros os que não se arrependeram ou confessaram uma fé pessoal em Cristo. Também permitem outros abusos de doutrina tais como o batismo infantil, o batismo pela aspersão, a transubstanciação, e a consubstanciação. Por isso sou Batista.

Também sou Batista por que:


II. A Mensagem da Igreja Batista é O Evangelho Eterno

A Igreja neotestamentária tem o evangelho correto. O evangelho é a mensagem de Jesus Cristo. Essa mensagem inclui a Sua primeira vinda segundo a profecia, a Sua vida imaculada conforme as Escrituras, a Sua morte em substituição para todos aqueles que se arrependem e crêem nEle. Também inclui o Seu sepultamento por três dias, a Sua ressurreição ao terceiro dia e a Sua ascensão à destra do Pai conforme as Escrituras (I Co. 15.1-8). A promessa da Sua segunda vinda segue logo nessa mensagem. Este evangelho começou a ser aberto e publicamente ministrado pelo ministério de João o Batista (Mc. 1.1-8; Mt. 11.13; Lc. 16.16). Mesmo que o Velho Testamento, na Lei e na Profecia, por simbologia, figuras e tipos pregou o Evangelho eterno, tudo qual foi cumprido em Jesus Cristo, temos no Novo Testamento o próprio Cristo presente. Este Evangelho não foi apenas pregado por João mas também por Jesus (Mc. 1.14-15) e pelos Apóstolos (At. 8.25; 20.21). Jesus também enfatizou que este mesmo evangelho do reino "será pregado em todo mundo, em testemunho a todas as nações" (Mt. 24.14). Quer dizer, aquilo estabelecido por João no princípio do Evangelho não terá mudança. Não há um evangelho diferente para os Judeus antes do dia de Pentecostes e para os Gentios que seriam salvos depois deste evento (At. 15.9; Rm. 1.16). Se você necessita descanso para a sua alma, arrependa-se dos seus pecados e creia já em Jesus Cristo.


Cristo consumou a obra da salvação na cruz e o Seu Pai ressuscitando-O deu certeza a todos que Ele aceitou a obra consumada do Seu Filho (At. 17.30-31). Na Bíblia, a observação de uma ordenança eclesiástica nunca é posta entre a fé em Cristo e a salvação. Foi Cristo quem morreu e quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à destra de Deus onde intercede pelos Seus. Não existe uma condição de observar uma ordenança da igreja para ser salvo (Rm. 8.34). Quem confia neste evangelho de Jesus Cristo tem a vida eterna agora (Jo. 3.36; 5.24) e para sempre (Jo. 10.27-28). Este foi o Evangelho que o próprio Filho de Deus pregou aqui na terra (Mt. 4.17, 23). Quando Cristo foi para o céu Ele legou este mesmo Evangelho para os Seus discípulos pregarem.


O que é necessário para ser salvo é o arrependimento dos pecados e a fé em Cristo Jesus (At. 16.30-31). Já está em Cristo? O batismo declara publicamente o que já aconteceu literal e espiritualmente no coração. Não há batismo que sela, confirma, completa, apóia, ou de outra forma ajuda aquela obra que Jesus veio a fazer, ou seja, buscar e salvar aquilo que se havia perdido (Lc. 19.10). Se o batismo segurasse, completasse ou de outra forma auxiliasse a salvação, tanto os do Velho Testamento quanto ao malfeitor salvo na cruz faltariam algo para serem salvos perfeitamente. Isso porque não foram batizados com o batismo neotestamentário. Enfatizando que o batismo não segura, completa, ou de outra forma auxilia a salvação, temos a Palavra de Jesus prometendo ao malfeitor salvo na cruz mas sem o batismo: "Hoje estarás comigo no Paraíso". Todos do Velho Testamento que também creram em Cristo são salvos eternamente sem o batismo pois Jesus, "Com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados". Todos em Cristo têm a promessa que Deus jamais se lembrará de seus pecados e de suas iniqüidades. Se Cristo não basta não há mais oblação para o pecado (Hb. 10.10-18; Gl. 3.3). O batismo não ajuda ninguém a entrar na fé como também não segura os que já estão na fé. Não é neotestamentária a doutrina pentecostal que ensina que por um tipo de batismo o Cristão melhora a sua salvação. A Bíblia ensina que o pecador injusto é trazido ao Justo somente pelo padecimento de Cristo, algo que o batismo apenas figura (I Pe. 3.18-22).


Enquanto as igrejas Protestantes misturam o Evangelho com as ordenanças, e muitas das igrejas Pentecostais misturam a manutenção da salvação com a obediência pessoal, os Batistas se limitam ao Evangelho eterno como tudo necessário para o pecador ser salvo eternamente. Por ser a sua mensagem o Evangelho Eterno, eu sou Batista.


Também sou Batista por que:

III. A Missão da Igreja Batista é Única

Quando Jesus deu as chaves àquela instituição que Ele iniciou na Palestina durante o Seu ministério público, Ele deu a ela a distinção de ser a instituição pela qual Deus trabalha na terra (Mt. 16.19; Ef. 3.21). Cristo autorizou e comissionou somente um grupo de pessoas a evangelizar o mundo todo, a fazer discípulos em todas as nações, a batizar estes discípulos e a ensinar estes salvos tudo que Jesus mandou.


Se Jesus comissionou aquele grupo que tem o começo Bíblico, outro grupo qualquer não tem a mesma comissão. Se Jesus comissionou este primeiro grupo de pessoas ajuntadas conforme a Sua vontade, e não há evidência de Ele incluir outros, somente este grupo com as características deste primeiro grupo de pessoas que Jesus ajuntou tem a comissão.


O Espírito Santo por Mateus relata que este grupo recebeu a ordem de ir, fazer discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que Ele mesmo os mandou (Mt. 28.18-20, v. 18, "e falou-lhes").


O Espírito Santo por Marcos relata que exclusivamente este tipo de igreja em particular foi mandado a ir por todo o mundo, pregando o evangelho a toda criatura (Mc. 16.15, "disse-lhes").


O Espírito Santo por Lucas relata que somente este tipo de congregação deve pregar em Seu nome a remissão dos pecados, em todas as nações, começando em Jerusalém (Lc. 24.46-47, v. 46 "E disse-lhes").


O Espírito Santo pelo apóstolo João descreve como o Pai enviou a Jesus para fazer uma obra específica, Jesus também enviou este tipo de igreja em particular (Jo. 20.21, "Disse-lhes, pois, Jesus").


O Espírito Santo destaca que esse tipo de ajuntamento tinha o seu início antes do dia de Pentecostes, mas no dia de Pentecostes receberia a virtude do Espírito Santo. Este tipo de ajuntamento seriam as testemunhas dEle tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra (At. 1.4-8, v. 7, "E disse-lhes").


Dou graças a Deus que existem pessoas salvas em outros ajuntamentos não neotestamentários, pois a Palavra de Deus é o poder de Deus para a salvação e não o ajuntamento. Damos graças a Deus que a Palavra de Deus é a semente incorruptível pela qual Seu povo nasce de novo (Rm. 1.16; I Pe. 1.23-25).


Porém, por ter Cristo entregue a esse tipo de ajuntamento bíblico essa comissão, então somente esse tipo de ajuntamento neotestamentário tem a Sua autoridade de pregar, batizar e ensinar a Sua palavra. A autoridade de administrar as ordenanças é com este tipo de igreja neotestamentária somente.


Conclusão – Mesmo que nenhuma igreja tenha o poder de salvar ou mantém alguém nessa condição, e mesmo que nenhuma igreja tem exclusividade de ser a única que tem os salvos como membros, existe um tipo de igreja que é bíblica e verdadeira. Essa igreja verdadeira é neotestamentária. Essa igreja verdadeira tem Jesus Cristo como Fundador; foi instituída na Palestina durante o ministério público de Cristo e foi constituída no seu princípio por pessoas batizadas por João o Batista. Essa igreja prega o Evangelho eterno como suficiente para a salvação eterna e somente ela tem a autoridade de administrar as ordenanças dadas a igreja, ou seja, batizar e administrar a Ceia do Senhor. Essa igreja geralmente é chamada "Batista".


Desde que é pela igreja correta que Deus recebe glória por Jesus Cristo (Ef. 3.21), eu sou Batista. Desde que os membros dessa igreja são levados a serem batizados e organizados juntos pela operação do Espírito Santo, eu sou Batista (Ef. 1.23; I Co. 12.13). Desde que a salvação não está na igreja mas a obediência bíblica está, eu sou Batista. Creio que você deve ser batista também pelas mesmas razões.


Os que querem servir o seu Salvador com obediência neotestamentária fazem tal obediência melhor numa Igreja com os traços históricos dos Batistas.




Bibliografia:

Biblia Sagrada, Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, São Paulo, 1995.

PENDLETON, J. M., Why I am a Baptist, Stacy Printing Company, Buffalo, 1989.
STRONG, JAMES LL.D., S.T.D. Abindgon's Strong's Exhaustive Concordance of the Bible. Nashville, Abingdon, 1980
TAYLOR, H. Boyce, Why Be a Baptist? Ashland Avenue Baptist Church, Lexington, 1932.


Pastor Calvin G Gardner – http://www.PalavraPrudente.com.br
– mailto:pastorcalvin@palavraprudente.com.br